REGULAMENTO
Festival de Cinema de Odemira | 2015

O Festival de Cinema de Odemira tem como objetivo contribuir para a descoberta e revelação em Portugal de novos filmes e novos cineastas. Este ano, o festival continua de portas abertas ao documentário, um género que precisa que se estimule a sua exibição pública, pois a maior parte das obras não são distribuídas nem exibidas nos circuitos tradicionais e comerciais de cinema em Portugal. O Festival de Cinema de Odemira pretende ser um ponto de encontro, e de debate e de exibição da sétima arte.

Artigo 1º | Organização, Localização e Datas

O Festival de Cinema de Odemira – 4ª edição, uma organização da Odemira+ associação de desenvolvimento e promoção de Odemira e do Cineclube de Odemira, decorrerá no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2015.

Artigo 2º | Secções

São as seguintes as secções que aceitam inscrições de filmes:

  1. CURTAS METRAGENS
    Nos géneros Ficção e/ou Videoclip
  2. DOCUMENTÁRIO
    1. Longa-Metragem
    2. Média-Metragem
    3. Curta-Metragem
  3. ANIMAÇÃO
    Categoria destinada à animação em todos os formatos (curtas, médias e longas-metragens) e que concorrem numa competição independente.
  4. NOVOS TALENTOS
    Categoria destinada à descoberta de novos talentos do cinema em Portugal aberto a todos os estudantes de cinema, comunicação e multimédia.

Artigo 3º | Formato

Podem concorrer filmes de longa, média e curta-metragem somente em formato digital (DCP, DVD-rom, ou Pen Drive).

Artigo 4º | Inscrição

  1. A inscrição será feita online em www.filmfest-odemira.pt até ao dia 30 de SETEMBRO de 2015;
  2. Os formatos aceites para visionamento são: link de visionamento online ou DVD a enviar, até ao dia 3 de OUTUBRO de 2015, para:
    Festival de Cinema de Odemira
    Horta dos Reis, apartado 124,
    7630-150 Odemira
  3. Caso o filme seja selecionado para concurso, deverá este ser enviado até ao dia 23 de outubro, para a mesma morada, com os seguintes elementos:
    1. Fotos do filme e do realizador
    2. Fichas técnicas e artísticas
    3. Autorização de exibição
  4. Os gastos de transporte do filme para seleção ou selecionado, correrão por conta do participante que inscreve o filme, assim como a eventual devolução dos mesmos.

Artigo 5º | Seleção

A seleção final oficial será anunciada a todos os candidatos até ao dia 16 de outubro de 2015.

Artigo 6º | Estado do Filme

Todos os filmes exibidos deverão permanecer no Festival até ao seu fim, só se procedendo à sua devolução após o encerramento do Festival até à data a acordar previamente com o autor.

Artigo 7º | Seleção, Júri e Vencedores

  1. Dos trabalhos apresentados serão selecionados 24 filmes, 6 de cada categoria, para ir a concurso.
  2. Júri de Seleção – A seleção dos trabalhos a concurso será realizada por um Júri escolhido pela organização do Festival.
  3. Júri Final – Um grupo de 4 personalidades, nas várias áreas das artes e um presidente, escolherão os vencedores.
  4. O júri poderá ainda atribuir menções honrosas caso estas se justifiquem.
  5. Não poderão integrar o júri as pessoas que tenham interesses diretos na produção e/ou exploração dos filmes apresentados em qualquer das competições.
  6. Da decisão do Júri não haverá lugar a recurso.
  7. Serão atribuídos os seguintes prémios: Melhor Curta, Melhor Documentário, Melhor Animação, Novo Talento e Especial Público.

Artigo 8º | Legendagem

Deverão ser enviadas ao Festival cópias legendadas em português dos filmes em lingua estrangeira que forem selecionados.

Artigo 9º | Direitos de Exibição e Utilização

  1. Após a seleção, o festival poderá utilizar: três minutos do filme, fotos e outras imagens do filme para promoção do festival.
  2. Após o festival os filmes vencedores poderão ser exibidos no âmbito de extensões do festival, da Odemira+, do Cineclube de Odemira e da Escola Profissional de Odemira.

Artigo 10º | Prémios

Os prémios do Festival de Cinema de Odemira – 4ª edição são constituídos por um troféu e um diploma atribuídos ao realizador do filme.

Artigo 11º | Aceitação

A participação no festival pressupõe conhecimento e a aceitação de todo o conteúdo do presente regulamento.

Artigo 12º | Casos Omissos

A Direção do Festival decidirá sobre todas as matérias não constantes do presente regulamento, de acordo com as regras internacionais dos Festivais de Cinema.